SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil e no ParanáEducação, inclusão e trabalho: um debate necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ORLANDO, Rosimeire Maria  e  CAIADO, Katia Regina Moreno. Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.811-830. ISSN 2175-6236.  http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300010.

Este estudo tem como foco a educação escolar de pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentre os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.

Palavras-chave : Educação Especial; Trajetória Escolar; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons