SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Educação para a Autorrealização: processo e contextoO Público Infantil nos Museus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

QUADROS, Ana Luiza de; PENA, Daniela Martins Buccini; FREITAS, Mariana Luiza de  e  CARMO, Naira Helena Simões do. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.889-910.  Epub 07-Jun-2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651752.

As tendências contemporâneas de ensino vêm sendo consideradas essenciais para a produção de aprendizagens significativas. Considerando a importância do uso dessas tendências na construção de significados, o presente trabalho envolveu a inserção de professores em formação na docência e a avaliação compartilhada da prática docente, aproximando os saberes teóricos e práticos. Percebemos que esses professores desenvolveram aulas nas quais houve grande interação com os estudantes, abrindo espaço para a participação, mas tiveram dificuldades com o estabelecimento de um discurso dialógico. Na reflexão sobre a ação, percebemos evolução das concepções sobre o papel do professor e dos estudantes na dinâmica da sala de aula.

Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Tendências do Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )