SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Nephrolepis (Lomariopsidaceae - Polypodiopsida) na Amazônia brasileiraFabaceae na Floresta Nacional (FLONA) de Assú, semiárido potiguar, nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rodriguésia

versão impressa ISSN 0370-6583versão On-line ISSN 2175-7860

Resumo

MARTINS, Milena Ventrichi; CAVASSAN, Osmar; TOZZI, Ana Maria Goulart de Azevedo  e  KOCH, Ingrid. Espécies arbóreas de Papilionoideae (Leguminosae) na região noroeste do estado de São Paulo, Brasil. Rodriguésia [online]. 2016, vol.67, n.1, pp.85-104. ISSN 2175-7860.  https://doi.org/10.1590/2175-7860201667107.

Neste estudo foram coletados os indivíduos arbóreos e arbustivos da subfamília Papilionoideae na região noroeste do estado de São Paulo, Sudeste do Brasil. A área possui a vegetação mais fragmentada do Estado e é ainda pouco conhecida quanto à composição da flora. Foram registradas 19 espécies arbóreas de Papilionoideae reunidas em 11 gêneros e três tribos. As tribos mais representativas foram Sophoreae, com Bowdichia, Leptolobium, Myroxylon, Ormosia e Sweetia, e Dalbergieae com Andira, Centrolobium, Machaerium e Platypodium, enquanto Dipterygeae foi representada por Dipteryx e Pterodon. O gênero com maior número de espécies foi Machaerium, com oito, seguido por Leptolobium, com duas. Os demais gêneros foram representados por uma espécie cada. Os dados de distribuição das espécies apontam para uma flora regional composta por espécies com ampla distribuição no domínio Cerrado, do Brasil central, e espécies que ocorrem prioritariamente no domínio de Mata Atlântica, no Brasil oriental. Chaves para identificação, descrições e ilustrações dos táxons encontrados são apresentadas.

Palavras-chave : Fabaceae; Faboideae; Cerrado; Floresta Estacional Semidecidual; florística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )