SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Checklist de Angiospermas do Parque Estadual de Itaúnas, Espírito Santo, BrasilEfeitos da fragmentação na fenologia reprodutiva de espécies arbóreas presentes em borda e interior de Mata Atlântica Paraibana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rodriguésia

versão impressa ISSN 0370-6583versão On-line ISSN 2175-7860

Resumo

COUTO, Dayvid Rodrigues et al. Vascular epiphytes on Pseudobombax (Malvaceae) in rocky outcrops (inselbergs) in Brazilian Atlantic Rainforest: basis for conservation of a threatened ecosystem. Rodriguésia [online]. 2016, vol.67, n.3, pp.583-601. ISSN 2175-7860.  https://doi.org/10.1590/2175-7860201667304.

Este estudo avaliou a riqueza de epífitas vasculares sobre Pseudobombax sp. nov. em três inselbergs do Domínio Atlântico no estado do Espírito Santo e avaliou a similaridade florística entre as áreas. Foram amostrados 111 forófitos, em três regiões no sul do estado do Espírito Santo e identificados 151 espécies, 77 gêneros e 21 famílias de epífitos vasculares, das quais as famílias Orchidaceae e Bromeliaceae apresentaram maior riqueza. Estimadores não-paramétricos (Chao 2, Jackknife 1) indicam que 90 e 95% da riqueza específica de epífitas foi registrada. A categoria ecológica mais diversificada foi a dos holoepífitos característicos. A razão entre o número de epífitas e número de forófitos amostrados em um inselberg montano, neste estudo, foi maior do que a riqueza de epífitos encontrados nos campos rupestres, e, em geral, em diferentes tipos de florestas do Domínio Atlântico, mas menor em riqueza para algumas Florestas Ombrófilas Densas do sul do Brasil. As três áreas de inselbergs tinham floras distintas. A elevada riqueza, o endemismo encontrado e o número de espécies ameaçadas dos epífitos evidenciam a importante função de Pseudobombax sp. nov., por sua arquitetura e tamanho, para a manutenção da biodiversidade em inselbergs do sudeste brasileiro.

Palavras-chave : conservação; estimadores não-paramétricos de riqueza; forófito específico; flora vascular; pedreira de granito industrial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )