SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Flora da Região de Xingó, Alagoas e Sergipe (Brasil): TurneraceaeDiversidade taxonômica de Apocynaceae na ilha do Marajó, PA, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rodriguésia

versão impressa ISSN 0370-6583versão On-line ISSN 2175-7860

Resumo

BORGES, Rodrigo L.; JARDIM, Jomar G.  e  ROQUE, Nádia. Rubiaceae na Serra Geral de Licínio de Almeida, Bahia, Brasil. Rodriguésia [online]. 2017, vol.68, n.2, pp.581-621. ISSN 2175-7860.  https://doi.org/10.1590/2175-7860201768220.

Entre as áreas que são reconhecidas pela carência de inventários florísticos no estado da Bahia, destaca-se a região sudoeste, mais precisamente as áreas que compreendem o Espinhaço Setentrional. O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento florístico e taxonômico de Rubiaceae da Serra Geral de Licínio de Almeida (SGLA), Bahia. Foram realizadas dez expedições de campo para coleta entre julho de 2012 e maio de 2015, abrangendo todas as fitofisionomias existentes na área. Os materiais coletados foram processados e depositados nos herbários ALCB e HUEFS. Materiais de referência foram também analisados em visita aos herbários ALCB, CEPEC, HRB, HUEFS, RB, SPF. Foram reconhecidas 43 espécies, distribuídas em 28 gêneros, sendo Declieuxia (5 spp.), Borreria (3 spp.), Cordiera (3 spp.) e Psychotria (3 spp.) os gêneros mais diversos e, seguindo os estudos florísticos prévios na Cadeia do Espinhaço, houve um grande número de gêneros (19) com apenas uma única espécie. Psyllocarpus asparagoides, Psyllocarpus laricoides, Stachyarrhena reflexa são endêmicas da Bahia e Minas Gerais; Declieuxia passerina e Galianthe peruviana são novas ocorrências para a Bahia, e duas espécies (Randia sp. e Staelia sp.) são possivelmente inéditas para a ciência. São apresentados chaves de identificação genérica e específica, descrições, comentários taxonômicos para as espécies, além de fotos e ilustrações.

Palavras-chave : diversidade florística; Espinhaço Setentrional; taxonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )