SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número4Germinação, crescimento e desenvolvimento morfoanatômico de Catasetum macrocarpum (Orchidaceae) in vitroAeschynomene (Fabacaeae, Papilionoideae) no estado de Goiás, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rodriguésia

versão impressa ISSN 0370-6583versão On-line ISSN 2175-7860

Resumo

VIEIRA, Letícia Rodrigues et al. Phytotoxic effects of Morus nigra aqueous extract on germination and seedling growth of Lactuca sativa. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.4, pp.2153-2161. ISSN 2175-7860.  https://doi.org/10.1590/2175-7860201869443.

Algumas espécies exóticas vêm ameaçando a integridade dos ecossistemas naturais pelo seu potencial invasor. Elas podem ser favorecidas pelo lançamento de compostos secundários no solo. Morus nigra (Moraceae) é uma espécie invasora de florestas ribeirinhas no sul do Brasil. O objetivo do estudo foi verificar se o extrato aquoso dos frutos e folhas frescas e secas apresentam efeitos fitotóxicos sobre a germinação, o crescimento e a integridade de membranas de plântulas de Lactuca sativa. Foram testadas as concentrações 0,1; 0,25; 0,5; 0,75; 1; 2,5; 5; 7,5 e 10%. A taxa e o índice de velocidade de germinação foram definidos. O crescimento inicial foi obtido com as medidas do comprimento de raiz e parte aérea. A integridade das membranas foi estimada através de medidas de condutividade. Os resultados evidenciaram os efeitos fitotóxicos dos extratos aquosos, causando a inibição significativa da germinação e no crescimento inicial das plântulas. Os efeitos fitotóxicos dos extratos das folhas frescas e secas foram superiores ao do fruto. Além disso, os extratos causaram alterações na estrutura das membranas e deformações morfológicas nas plântulas, como radículas necrosadas e plantas acloríticas. A alta fitotoxidez dos extratos M. nigra foi evidenciada, indicando o seu potencial alelopático.

Palavras-chave : alelopatia; espécies invasoras; integridade de membrana; fenólicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )