SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70Edmundoa, Neoregelia and Wittrockia (Bromeliaceae: Bromelioideae) in Serra dos Órgãos National Park, Rio de Janeiro, BrazilCaesalpinioideae and Cercidoideae (Leguminosae) in the State Park of Mata da Pimenteira, Semiarid of Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

JURAS, Monique Cristine R. et al. In vitro culture and acclimatization of Cattleya xanthina (Orchidaceae), an endangered orchid of the Brazilian Atlantic Rainforest. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e01422017.  Epub Apr 25, 2019. ISSN 2175-7860.  https://doi.org/10.1590/2175-7860201970014.

Cattleya xanthina é uma orquídea neotropical endêmica da Mata Atlântica brasileira, com alto risco de extinção. Neste trabalho analisamos diferentes meios de cultura sobre o desenvolvimento de C. xanthina, e seu status de nitrogênio endógeno. Meios de cultura estudados: Knudson C (KC), Vacin & Went (VW) e Murashige & Skoog (MS), e o meio MS com metade da concentração de nutrientes (MS/2). Após 180 dias, as plantas foram transferidas para o meio MS com diferentes concentrações de NAA e BA. Em cada tratamento, foram analisados parâmetros biométricos e níveis endógenos de pigmentos fotossintéticos, proteína total, nitrato e íons de amônio. As plantas cultivadas em meio KC apresentaram menor concentração de nitrogênio, mas exibiram o maior desenvolvimento, produção de pigmentos fotossintéticos e proteína total. Os resultados dos reguladores de crescimento mostraram que a maior concentração de auxina estimulou o desenvolvimento radicular e a produção de pigmentos, e a maior concentração de citocinina promoveu síntese proteica e o desenvolvimento caulinar. A aclimatização mais bem sucedida foi obtida quando uma mistura de Sphagnum e casca de Pinus foi usada como substrato.

Keywords : Auxina; conservação; citocinina; ex-vitro; nitrogênio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )