SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71Flora da Mata do Buraquinho, João Pessoa, Paraíba: OrchidaceaeFlora do Ceará, Brasil: Symplocaceae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rodriguésia

versão impressa ISSN 0370-6583versão On-line ISSN 2175-7860

Resumo

STAUDT, Mariana Guerra  e  ROQUE, Nádia. As tribos Vernonieae e Eupatorieae (Asteraceae) de Morro do Chapéu, Bahia, Brasil. Rodriguésia [online]. 2020, vol.71, e00402018.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2175-7860.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860202071016.

Estudos acerca da composição florística ao longo da Cadeia do Espinhaço revelam a expressiva diversidade de Asteraceae, especialmente de Eupatorieae e Vernonieae, que são as tribos com o maior número de espécies. O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento florístico e taxonômico das espécies pertencentes às tribos Vernonieae e Eupatorieae que ocorrem em Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, Bahia. Foram realizadas seis viagens ao campo e visitadas as principais coleções dos herbários de referência para a Chapada Diamantina. A tribo Vernonieae está representada por 13 gêneros e 28 espécies, na qual Lepidaploa possui o maior número de espécies (6 spp.), seguido de Stilpnopappus e Vernonanthura, com quatro espécies cada. A tribo Eupatorieae apresenta 17 gêneros e 30 espécies, sendo Mikania e Acritopappus, com seis e cinco espécies respectivamente, os gêneros com maior riqueza, seguidos de Trichogonia (3 spp.). As espécies Acritopappus jacobaeus, Acritopappus santosii, Lapidia apicifolia, Scherya bahiensis, Stylotrichium edmundoi, Trichogonia tombadorensis e uma espécie nova pertencente ao gênero Stilpnopappus são endêmicas de Morro do Chapéu. São apresentadas chaves de identificação genérica e específica, descrições, comentários taxonômicos e materiais examinados para todas as espécies, além de fotos.

Palavras-chave : Cadeia do Espinhaço; Campo rupestre; Compositae; taxonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )