SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1“It’s True This Notte”: Dialogic Relations and/in Discourse in the CyberspaceThe Concept of Verbal-visual Quotation Marks and their Classifications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

On-line version ISSN 2176-4573

Abstract

MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro  and  MARTINO, Luís Mauro Sá. Entre o digno e o precário: enquadramento biopolítico de mulheres em fotografias jornalísticas sobre o Programa Bolsa-Família. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2020, vol.15, n.1, pp.33-60.  Epub Nov 28, 2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457339739.

Este texto delineia, a partir de Foucault, Fassin, Rancière e Butler, a existência de um enquadramento biopolítico de cidadãs e mulheres empobrecidas no contexto da implementação de políticas sociais. A reflexão aqui desenvolvida apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq, no qual são analisadas 150 imagens relacionadas ao Programa Bolsa Família, reunidas entre os anos de 2003 a 2015, publicadas nos veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Veja e IstoÉ. O argumento central é que esse enquadramento envolve a produção de narrativas que traçam distinções entre modos de vida considerados “dignos” e outros não, ressaltando situações de vulnerabilidade da vida e da governamentalidade que formata cenas de aparência, preparando-as para definir cidadãos e grupos exemplares a partir de determinados parâmetros de consideração e apreciação.

Keywords : Fotojornalismo; Enquadramento; Biopolítica; Mulheres; Bolsa-Família.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )