SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Between the Decent and the Precarious: A Biopolitical Framework of Women in Journalistic Photographs about the Bolsa-Família ProgramBetween Accidents and Explosions: Indeterminacy and Aesthesia in the Becoming of History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

On-line version ISSN 2176-4573

Abstract

VIANNA, Rodolfo. O conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2020, vol.15, n.1, pp.61-80.  Epub Nov 28, 2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457344578.

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações. O fenômeno deve ser entendido como um desdobramento metaenunciativo opacificante (em analogia à modalização autonímica, presente no plano verbal), resultante de determinadas relações entre elementos verbais e visuais constitutivos de um mesmo enunciado, uma vez tomada sua dimensão verbo-visual. São três as classificações do fenômeno: aspas verbo-visuais de relação direta entre elementos verbais e visuais, aspas verbo-visuais de opacificação de elementos verbais no plano visual e aspas verbo-visuais de alegoria verbo-visual opacificante. A contribuição pretendida é oferecer ao campo dos estudos sobre a linguagem o conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações, com o intuito de auxiliar com um novo instrumental teórico-metodológico as pesquisas que se debruçam sobre a dimensão verbo-visual dos enunciados e suas formas de produção de efeitos de sentido.

Keywords : Aspas verbo-visuais; Modalização autonímica; Verbo-visualidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )