SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The Concept of Verbal-visual Quotation Marks and their ClassificationsOther Quixotes - Notes on the Discourse in Cervantes and Borges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

On-line version ISSN 2176-4573

Abstract

DEMURU, Paolo. Entre acidentes e explosões: indeterminação e estesia no devir da história. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2020, vol.15, n.1, pp.81-106.  Epub Nov 28, 2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457342629.

O artigo propõe uma releitura cruzada dos conceitos de acidente, desenvolvido por Landowski no âmbito de sua teoria sociossemiótica da interação, e explosão, elaborado por Lotman em seus últimos escritos de semiótica da cultura. Longe de ser um fim em si mesmo, este confronto almeja esboçar uma síntese teórico-epistemológica que possa contribuir à análise dos processos comunicacionais-discursivos que regem o devir dos sistemas socioculturais, bem como ao seu enquadramento conceitual. A minha hipótese é que a cifra desta articulação resida no vínculo entre a indeterminação destacada por ambos os autores e a carga estésica, isto é, o núcleo de tensões sensíveis que, conforme vislumbra Landowski, os acontecimentos acidentais/explosivos são capazes de mobilizar. Para procurar demonstrar sua pertinência e relevância, partirei de um caso concreto: as jornadas de junho de 2013 e seu impacto no processo que levou, em 2016, ao impeachment de Dilma Rousseff e, em 2018, à eleição de Jair Bolsonaro.

Keywords : Acidente; Explosão; Landowski; Lotman; Populismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )