SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Other Quixotes - Notes on the Discourse in Cervantes and BorgesRefractions of Reported Speech as a Discursive Episteme in Verbal Creativity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

On-line version ISSN 2176-4573

Abstract

NASCIMENTO, Débora Ventura Klayn. Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2020, vol.15, n.1, pp.127-153.  Epub Nov 28, 2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457341175.

Este artigo convoca as concepções do Círculo de Bakhtin para redesenhar atividades de leitura literária propostas em livro didático brasileiro, tornando-as mais responsivas à vida contemporânea. Tem como base os conceitos de dialogismo e de responsividade, evocados para contribuírem com a percepção da infecundidade do uso do modelo de atividades vigente na formação de leitores (literários) e para apontar possibilidades na elaboração de atividades abertas ao diálogo das vivências dos alunos/leitores com os textos literários, bem como convidativas à expressão das atitudes responsivas ativas dos alunos frente à leitura literária. Uma atividade baseada em soneto camoniano, presente em livro didático aprovado pelo PNLD 2018, é analisada na tentativa de contribuir com a desaprendizagem de práticas referentes à abordagem da leitura literária na escola. Por fim, o mesmo soneto camoniano é abordado para elaboração de proposta de atividades pautada no dialogismo e na responsividade.

Keywords : Formação de leitores; Dialogismo; Responsividade; Atividades didáticas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )