SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Alteridade e interculturalidade na escola: um estudo etnográfico sobre estudantes bolivianos em São Paulo*Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BROCHADO, Eliana Alice  e  HORNINK, Gabriel Gerber. Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no Scratch. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.627-648.  Epub 10-Fev-2021. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3813.

O uso de tecnologias digitais educacionais tem se tornado objeto de pesquisa na atualidade. No entanto, a compreensão das emoções experienciadas durante a utilização de tais tecnologias no ambiente escolar carece de maior pormenorização. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem mista, arquitetando um estudo de caso exploratório e descritivo com o objetivo de compreender como os alunos, ao construírem narrativas digitais por meio de programação lúdica em um software chamado Scratch, apropriavam-se do gênero. Para tal, utilizou-se a técnica de observação participante, criando-se um teste (dos estados emocionais) que emprega métodos estatísticos para a construção e apresentação dos dados produzidos com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental em aulas de Língua Portuguesa. Os princípios das teorias socioculturais de aprendizagem e das emoções embasaram teoricamente as reflexões deste artigo. Os resultados indicam a predominância de emoções positivas durante o processo e o fato de que a presença delas favoreceu a motivação para a construção dos projetos.

Palavras-chave : cultura digital; emoções; estudos socioculturais; tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )