SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Comparison between full face and hemifacial CBCT cephalograms in clinically symmetrical patients: a pilot studyOrthodontic management of bilateral maxillary canine-first premolar transposition and bilateral agenesis of maxillary lateral incisors: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

MIRESMAEILI, Amirfarhang et al. Web-based evaluation of experts' opinions on impacted maxillary canines forced eruption using CBCT. Dental Press J. Orthod. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.90-99. ISSN 2177-6709.  https://doi.org/10.1590/2176-9451.20.2.090-099.oar.

OBJETIVO:

o presente estudo tem o objetivo de avaliar, de acordo com a opinião de ortodontistas experientes, a dificuldade de se realizar a erupção forçada de caninos superiores impactados, com base em informações fornecidas por tomografia computadorizada de feixe cônico. O objetivo específico foi identificar os fatores mais importantes relacionados a essa opção de tratamento.

MÉTODOS:

com base em uma revisão meticulosa da literatura sobre caninos superiores impactados, selecionamos os dez principais fatores utilizados para avaliar a dificuldade em tratar dentes impactados. Trinta e seis pacientes, com um total de 50 caninos superiores impactados, foram avaliados. As variáveis para cada dente impactado foram obtidas utilizando o programa Dolphin 3D. Dez ortodontistas avaliaram as radiografias referentes aos dentes selecionados e opinaram sobre a dificuldade em alinhar dentes impactados. O grau de dificuldade foi denominado Grau de Dificuldade Subjetivo (GDS). A relação entre o valor médio de GDS de cada dente e as variáveis obtidas foi analisada por regressão linear.

RESULTADOS:

o valor médio de GDS foi de 6,45 ± 1,22, para todos os dentes. A regressão linear gerou um alto coeficiente de relação entre o valor médio de GDS e as variáveis idade, dilaceração, altura vertical, angulação e sobreposição horizontal (p < 0,05).

CONCLUSÃO:

de acordo com a opinião de ortodontistas experientes, para prever a dificuldade em se realizar a erupção forçada de caninos superiores impactados, as variáveis idade, dilaceração, angulação, sobreposição e distância vertical do plano oclusal são as mais importantes.

Keywords : Canino; Tomografia computadorizada de feixe cônico; Erupção ectópica de dente; Internet.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )