SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Superelasticity and force plateau of nickel-titanium springs: an in vitro studyValidity of the Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire for use on Brazilian adolescents índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451versão On-line ISSN 2177-6709

Resumo

PACCINI, Juliana Volpato Curi et al. Efficiency of two protocols for maxillary molar intrusion with mini-implants. Dental Press J. Orthod. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.56-66. ISSN 2177-6709.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.21.3.056-066.oar.

Objetivo:

o objetivo do presente estudo foi comparar a eficiência de dois protocolos de intrusão de molares superiores com dois e três mini-implantes.

Métodos:

foram selecionados 25 primeiros molares superiores extruídos por perda de seus antagonistas, de pacientes adultos. A amostra foi dividida em dois grupos, de acordo com o protocolo de intrusão, com dois ou três mini-implantes: o Grupo 1 consistiu de 15 molares que sofreram intrusão com dois mini-implantes; o Grupo 2 foi constituído por 10 molares intruídos por três mini-implantes. As alterações com o tratamento foram analisadas em telerradiografias em norma lateral ao início e ao final da intrusão dos molares superiores.

Resultados:

os resultados mostraram que não houve diferença na eficiência dos dois protocolos de intrusão. Concluiu-se que molares superiores extruídos podem ser intruídos, com eficiência semelhante, por meio de dois ou três mini-implantes.

Palavras-chave : Ortodontia corretiva; Intrusão dentária; Parafusos ósseos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )