SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número6Analysis of reliability, accuracy, sensitivity and predictive value of a subjective method to classify facial pattern in adultsPerception of parents and caregivers regarding the impact of malocclusion on adolescents’ quality of life: a cross-sectional study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451versão On-line ISSN 2177-6709

Resumo

HENKIN, Fernanda de Souza et al. In vitro analysis of shear bond strength and adhesive remnant index of different metal brackets. Dental Press J. Orthod. [online]. 2016, vol.21, n.6, pp.67-73. ISSN 2177-6709.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.21.6.067-073.oar.

Introdução:

atualmente, há uma grande diversidade de braquetes ortodônticos no mercado brasileiro, e a avaliação desses é fundamental para que os profissionais conheçam suas propriedades e possam qualificar a sua escolha.

Objetivo:

avaliar o desempenho de diferentes braquetes metálicos - com diferentes características de base -, por meio da resistência de união e do Índice de Adesivo Remanescente (IAR).

Material e Métodos:

braquetes de sete marcas distintas foram testados (Morelli®, American Orthodontics®, TP Orthodontics®, Abzil-3M®, Orthometric®, Tecnident® e UNIDEN®). Os braquetes foram colados em incisivos bovinos totalizando 105 corpos de prova. O teste de resistência ao cisalhamento foi realizado 24h após a colagem e, em seguida, foi avaliado o IAR, por meio do uso de um microscópio óptico, em aumento de 10 vezes.

Resultados:

a média dos valores de resistência de união variou entre 3,845 ± 3,997 MPa (Morelli®) e 9,871 ± 5,106 MPa (Tecnident®). A maioria dos escores do IAR foi de 0 e 1.

Conclusão:

entre os braquetes avaliados, o que obteve a menor média de resistência de união foi o Morelli®. A avaliação geral dos grupos indicou maior número de falhas de colagem na interface esmalte/adesivo.

Palavras-chave : Resistência ao cisalhamento; Braquetes ortodônticos; Ortodontia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )