SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Produção de Mudas de Ipê-amarelo (Tabebuia serratifolia) em Resposta a Fertilização NitrogenadaCarbono, Nitrogênio e Abundância Natural de δ13C do Solo em Coberturas Florestais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão impressa ISSN 1415-0980versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

CARVALHO, Daniel Costa de; PEREIRA, Marcos Gervasio; GUARESCHI, Roni Fernandes  e  MARANHAO, Deyvid Diego Carvalho. Estoque de Carbono e Nitrogênio e Abundância Natural de δ13C na Estação Ecológica de Pirapitinga, MG. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e20150092.  Epub 10-Abr-2017. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.009215.

A avaliação integrada dos atributos físicos, estoque de carbono (EstC) e de nitrogênio (EstN) além da abundância natural de δ13C do solo se mostram eficazes na detecção de mudanças ocorridas na paisagem. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a densidade do solo, EstC, EstN e abundância natural de δ13C em perfis de solo de diferentes fitofisionomias da Estação Ecológica de Pirapitinga – EEP visando elucidar as mudanças ocorridas nesse ambiente. Para isso, foram coletadas e analisadas amostras de terra em profundidade de até um metro nas diferentes fitofisionomias da EEP. Os maiores teores de argila do solo e densidade de plantas das fitofisionomias florestais proveram maiores EstC e EstN e menores valores de densidade do solo em comparação às demais vegetações campestres. O δ13C revelou que as áreas das fitofisionomias florestais eram antes ocupadas preponderantemente por plantas do ciclo fotossintético C4, semelhantes à vegetação campestre encontrada atualmente na EEP.

Palavras-chave : dinâmica da paisagem; matéria orgânica do solo; composição isotópica; fitofisionomias do Cerrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )