SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Amenizante Orgânico e Eucalyptus grandis para Fitoestabilização de Solo Contaminado com CobreEfeito da Qualidade do Sítio e do Desbaste na Produção de Pinus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão impressa ISSN 1415-0980versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

COUTINHO, Fernando Silva et al. Atributos Edáficos em Áreas de Agricultura, Pastagem e Três Estágios Sucessionais de Floresta. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00091914.  Epub 10-Abr-2017. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.091914.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de carbono orgânico total e alguns atributos físicos (densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, diâmetro médio ponderado e geométrico de agregados) de um Cambissolo Háplico sob fragmentos florestais de Mata Atlântica em estágio inicial; intermediário e avançado, e compará-los à áreas de pastagem e agricultura (anual e perene). A regeneração de florestas secundárias em função do estágio de recuperação contribuiu para o aumento de carbono orgânico total e da macroporosidade, reduzindo os valores de densidade do solo, diâmetro médio ponderado e geométrico de agregados. Na área de pastagem foram verificados valores de carbono orgânico total, densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e diâmetro médio ponderado e geométrico de agregados similares aos observados nas áreas de floresta. Na área de agricultura anual observou-se redução dos teores de carbono orgânico total, macroporosidade, diâmetro médio ponderado e geométrico de agregados e aumento da densidade do solo em função do manejo adotado.

Palavras-chave : fertilidade do solo; física do solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )