SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Efeitos da retirada da vegetação marginal sobre a comunidade de Odonata índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

HEPP, Luiz Ubiratan et al. Distribuição de insetos aquáticos em riachos urbanos. Acta Limnol. Bras. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp.1-09.  Epub 10-Maio-2013. ISSN 2179-975X.  https://doi.org/10.1590/S2179-975X2013005000014.

OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da urbanização sobre a ocorrência e distribuição de insetos aquáticos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) em seis riachos subtropicais; MÉTODOS: Os organismos foram coletados com um amostrador Surber, durante os anos 2005 e 2006, abrangendo dois ciclos hidrológicos. Foram analisados os valores de abundância, riqueza taxonômica, diversidade Shannon-Wiener e equitabilidade de Pielou. Uma Análise de Componentes Principais (ACP) foi aplicada para avaliar a variabilidade ambiental dos riachos. Uma Análise de Correspondência Canônica (ACC) foi realizada para avaliar os possíveis efeitos das variáveis ambientais sobre os organismos; RESULTADOS: A ACP ordenou os riachos de acordo com sua qualidade, sendo que os riachos Suzana e Nadua apresentaram maiores concentrações de nutrientes. Baetidae (Ephemeroptera) foi a família com maior número de gêneros, 18. Perissophlebiodes Savage, 1983 e Americabaetis Kluge, 1992 foram os gêneros mais frequentes. Anacroneuria Klapálek, 1909 foi o mais abundante dentre os plecópteros coletados e Smicridea Mclachlan, 1871 foi dominante para Trichoptera. A ACC demonstrou que as variáveis pH, condutividade elétrica e velocidade de correnteza foram positivamente correlacionadas ao 1° eixo, enquanto que oxigênio dissolvido foi negativamente correlacionadas o eixo 1; CONCLUSÕES: Os resultados mostram que a distribuição dos insetos aquáticos é afetada por alterações físicas e químicas causadas por atividades urbanas. No entanto, os níveis de perturbação não são suficientemente severos para causar a eliminação de EPT.

Palavras-chave : efeitos antropogênicos; estressores múltiplos; Ephemeroptera; Plecoptera; Trichoptera; variáveis ambientais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons