SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51CULTURA MATERIAL, ESPAÇOS E EDIFÍCIOS ESCOLARES NA REVISTA DE PEDAGOGÍA/ ESPANHA: A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS INTERNACIONAIS E O CONTEXTO ESPANHOL (1922-1934)ORIGENS E PRINCIPAIS EXPOENTES DO LAICISMO, EM SUA VERTENTE EDUCATIVA, NO CHILE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MALIKOSKI, Adriano  e  KREUTZ, Lúcio. ESCOLAS ÉTNICAS POLONESAS NO RIO GRANDE DO SUL (1875-1939). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.317-331. ISSN 2236-3459.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/45004.

Neste artigo tem-se por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas polonesas, organizadas no Estado do Rio Grande do Sul entre o período de 1875 e 1939. Na história cultural como referência de leitura desse processo de ensino, privilegia-se a compreensão dos aspectos que envolvem a reconstrução do passado em uma narrativa, no cuidado e no tratamento das fontes. Essas escolas foram formadas por meio de características culturais da imigração polonesa, tais como língua, religião e outras instituições culturais. Estavam associadas ao esforço de proporcionar ensino elementar em comunidades homogêneas desse grupo de imigrantes, com traços culturais distintos, presentes em diversos municípios do Estado. Até pouco antes do processo de nacionalização do ensino, em 1938, estavam organizadas 128 escolas, com 4.560 alunos e 114 professores.

Palavras-chave : escolas étnicas polonesas; imigração polonesa; cultura e etnicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )