SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO AND JAMESTOWN (VIRGINIA): PRELIMINARY CONSIDERATIONS ABOUT REBELLIONS, CITIES, AND SPACE IN THE AMERICAS (1660-1677) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

DANTAS, Mariana  and  HART, Emma. O URBANO E O GLOBAL NA ERA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA. Almanack [online]. 2020, n.24, ed00119.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 2236-4633.  https://doi.org/10.1590/2236-463324ed00119.

O presente dossiê parte do princípio de que o urbano e o global, enquanto fenômenos históricos, interagiram de forma dialógica na era moderna: dinâmicas urbanas sustentaram a criação de um mundo moderno globalmente conectado enquanto a movimentação global de pessoas, bens, ideias e práticas ajudou a definir realidades e imaginários urbanos. A perspectiva que salienta a interconexão entre a cidade e globalização—a cidade global—é corrente em estudos urbanos do fim do século XX e início de XXI. A adoção dessa mesma perspectiva analítica para o princípio do período moderno, a partir de uma comparação implícita entre diferentes centros e comunidades urbanas, ilumina o papel que cidades como o Rio de Janeiro tiveram naquela era de globalização, assim como a maneira pela qual aquele momento histórico definiu a cidade.

Keywords : Cidades; Globalização; Era Moderna; Rio de Janeiro; Mundo Atlântico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )