SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24GLOBAL CITIZENS: URBAN CITIZENSHIP IN THE CONSTRUCTION OF ENGLISH AMERICATRANSIMPERIAL COMMERCE AND MONARCHISM IN REVOLUTIONARY RIO DE LA PLATA: MONTEVIDEO AND THE CISPLATINE PROVINCE (1808-1822) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SPARKS, Randy J.. O POVOAMENTO DE UM PORTO ESCRAVISTA AFRICANO: ANNAMABOE E O MUNDO ATLÂNTICO. Almanack [online]. 2020, n.24, ed00719.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 2236-4633.  https://doi.org/10.1590/2236-463324ed00719.

A cidade de Annamaboe, localizada na Costa do Ouro, na atual Gana, era uma pequena vila de pescadores quando os holandeses ali chegaram pela primeira vez em 1638. A chegada de europeus introduziu a cidade ao mundo atlântico e promoveu mudanças fundamentais na geografia, economia e vida cultural de Annamaboe, inclusive literalmente no seu DNA, visto que europeus e africanos formaram relacionamentos que criaram uma população mista numerosa. Semelhante a outras cidades e vilas Atlânticas, Annamaboe cresceu se tornou um nódulo importante em redes de trocas comerciais. Seus mercadores encaminharam produtos africanas-pessoas escravizadas, principalmente, mas também ouro, milho, e outras provisões-para a Europa e as Américas e ajudaram a introduzir e distribuir pela região produtos advindos da Europa e do resto do mundo-tecidos, metais, produtos manufaturados, álcool e tabaco. O mundo atlântico se define pela movimentação de bens, ideias e pessoas, e grande parte dessa movimentação se fez a partir de centros urbanos que se desenvolveram ao longo da costa atlântica. Grande parte da literatura sobre o mundo atlântico tende a focar o Norte Atlântico e o Atlântico britânico em particular. Esse artigo, ao centrar a sua análise em um porto atlântico africano, oferece uma importante perspectiva, necessária à melhor comprehensão daquele mundo, e que busca corrigir essa tendência.

Keywords : Annamaboe; Costa do Ouro; Cidade Portuária Africana; Tráfico Atlântico de Escravos; Mundo Atlântico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )