SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25OS ESQUECIDOS NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA: UMA HISTÓRIA A SE FAZER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Almanack

versão On-line ISSN 2236-4633

Resumo

OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. INDEPENDÊNCIA E REVOLUÇÃO: TEMAS DA POLÍTICA, DA HISTÓRIA E DA CULTURA VISUAL. Almanack [online]. 2020, n.25, ef00320.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 2236-4633.  https://doi.org/10.1590/2236-463325ef00320.

Visando colaborar com as questões sugeridas pelo fórum “Às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil: o que e como discutir?”, este artigo procura abordar o tema central das discussões elegendo como eixo analítico as relações entre política, cultura e historiografia. Na primeira parte, o texto recupera e desdobra argumentos em torno da compreensão da Independência como tema da política e como movimento revolucionário que pautou o pensamento e a ação dos protagonistas que vivenciaram a separação de Portugal e a formação do Império no século XIX. Na segunda parte, procura articular o debate político e historiográfico desenvolvido ao longo do século XIX e a emergência de representações e recriações visuais do tema, bem como dos episódios e personagens a ele conectados. O objetivo primordial é lançar interrogações sobre escritas da História e narrativas visuais que ainda hoje povoam a fala de historiadores e o imaginário da sociedade brasileira, visando descobrir seus fundamentos e as razões de sua força persuasiva.

Palavras-chave : História da Independência; Escrita da História; política; narrativas visuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )