SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30O Aglomerado Urbano de Jundiaí (SP) e os desafios para a mobilidade metropolitana paulistaAcessibilidade e mobilidade espaciais da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte: análise com base no censo demográfico de 2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

ABDALA, Ivanilde Maria de Rezende  e  PASQUALETTO, Antônio. Índice de Mobilidade Urbana Sustentável em Goiânia como ferramenta para políticas públicas. Cad. Metrop. [online]. 2013, vol.15, n.30, pp.489-511. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2013-3006.

Abordam-se conceitos de mobilidade e de mobilidade urbana sustentável e suas interações com o ambiente urbano. Buscando melhorias na movimentação das pessoas e serviços, em especial o uso dos veículos, conduz a investigações para a mobilidade satisfatória nos espaços públicos e qualidade de vida da população. Assim, pesquisadores discutem o assunto, na busca de índices para medir parâmetros. Neste, objetivou-se calcular o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – Imus para a cidade de Goiânia com levantamento dos dados em 2011 e 2012, adotando a metodologia de Costa (2008) . O cálculo efetivou-se no se gundo semestre de 2012, explanando que, para solucionar o problema do trânsito e transporte, necessitava-se vinculá-lo à política urbana. Assim, recomenda que o Imus seja uma ferramenta para auxiliar e contribuir na proposição, formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana sustentável de Goiânia.

Palavras-chave : índice de mobilidade; cidades; políticas públicas; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )