SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Produção do espaço urbano e processos espaciais em Natal: o conjunto Ponta Negra em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

BOLLMANN, Harry Alberto; GASPARIN, Daniele Costacurta  e  DUARTE, Fabio. Restrição ambiental ou oportunidade para o desenvolvimento sustentável? Aquífero Carste na Região Metropolitana de Curitiba. Cad. Metrop. [online]. 2013, vol.15, n.30, pp.645-665. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2013-3013.

Em termos ambientais, a expansão de áreas urbanas tornou-se um problema mais grave do que o crescimento demográfico em si. Para fazer frente a esse desafio, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica a necessidade de mudanças na gestão das cidades, com a adoção de estratégias participativas de intervenção como forma de reduzir os conflitos socioambientais e diminuir o efeito da poluição sobre o meio natural. Este artigo tem como pano de fundo a formulação de políticas para a ocupação de áreas de mananciais em contextos urbanos, tomando como estudo de caso a percepção da população residente e dos representantes das instituições de governo sobre a conservação de mananciais subterrâneos de formação cárstica na Região Metropolitana de Curitiba.

Palavras-chave : aquífero Carste; desenvolvimento sustentável; Região Metropolitana de Curitiba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )