SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36A cooperação federativa e a política de saúde: o caso dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do ParanáDesigualdade social intraurbana: implicações sobre a epidemia de dengue em Campinas, SP, em 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

RIBEIRO, Manoel Carlos Sampaio de Almeida  e  BARATA, Rita Barradas. Saúde: vulnerabilidade social, vizinhança e atividade física. Cad. Metrop. [online]. 2016, vol.18, n.36, pp.401-420. ISSN 2236-9996.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2016-3605.

Este artigo analisa a associação entre atividade física, grau de vulnerabilidade social e vizinhança na área central de São Paulo. Foram estudados os níveis de atividade física de adultos moradores em setores censitários vulneráveis e não vulneráveis relacionando esse comportamento com o contexto do bairro e com características sociodemográficas dos indivíduos. A distribuição dos níveis de atividade física foi diferente para os dois grupos, predominando, no grupo vulnerável, as pessoas ativas no trabalho sem relação com as condições de vizinhança. Já no grupo não vulnerável a atividade física estava dividida entre lazer e trabalho, e a maioria é pouco ativa. Nesse grupo há associação entre atividade física e gênero, não ter carro e sensação de segurança à noite no próprio bairro.

Palavras-chave : vulnerabilidade social; vizinhança; atividade física; saúde urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )