SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Questão urbana e envelhecimento populacional: breves conexões entre o direito à cidade e o idoso no mercado de trabalhoPescadores artesanais da Bacia de Campos: a saúde pela perspectiva da (in)segurança alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

RIBEIRO, Helena  e  SILVA, Edelci Nunes. Desigualdades intraurbanas em internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias em uma área da cidade de São Paulo. Cad. Metrop. [online]. 2016, vol.18, n.36, pp.461-480. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2016-3608.

As dinâmicas existentes em áreas urbanas apresentam consequências à saúde, relacionadas aos determinantes sociais e ambientais, à promoção da saúde e à atenção primária. O artigo mapeia e analisa as internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias de idosos e respiratórias em crianças por distritos em área da cidade de São Paulo, comparando-as com a distribuição espacial do índice de desenvolvimento, da qualidade socioambiental, da presença de favelas, a partir de dados secundários públicos e do georreferenciamento com o programa ArcGis 9.2. As internações por doenças do aparelho circulatório e respiratório em idosos apresentaram padrão socioespacial. Maiores taxas estão relacionadas aos distritos com pior perfil socioambiental e baixo IDH e taxas menores estão associadas aos distritos com melhor perfil socioambiental e alto IDH. Não houve um padrão socioespacial definido das internações de crianças. A espacialização da morbidade refletiu as desigualdades na cidade de São Paulo.

Palavras-chave : saúde urbana; desigualdade; internação hospitalar; doença respiratória; doença circulatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )