SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Market urbanism. Latin American cities and the neoliberalism that really existsDiálogos entre bioética e saúde global: análise de usuários e usos de parques urbanos como indicadores éticos na promoção de bem-estar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

LACERDA, Norma; TOURINHO, Helena Lúcia Zagury; LOBO, Marco Aurélio Arbage  e  VENANCIO, Marluce Wall de Carvalho. Dinâmica do mercado imobiliário nos centros históricos em tempos de globalização: os casos do Recife, Belém e São Luís (Brasil). Cad. Metrop. [online]. 2018, vol.20, n.42, pp.443-469. ISSN 2236-9996.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4207.

As baixas taxas de crescimento da economia brasileira e a sua inserção na economia globalizada, verificadas a partir da década de 1990, tiveram repercussões sobre os centros históricos. A descentralização político-administrativa e a competição entre as cidades pelos investimentos privados impulsionaram os governos locais a investir nesses centros para atrair atividades. Isso tem tido implicações nas dinâmicas dos seus respectivos mercados imobiliários. O presente texto analisa, comparativamente, como essas dinâmicas ocorreram nos Centros Históricos do Recife, de Belém e de São Luís, bem como em seus espaços internos, mostrando suas regularidades e especificidades. Revela que ora se reproduzem espacialidades preexistentes, ora se recriam outras mediante processos de requalificação capazes de inseri-los, de diferentes maneiras, no processo de globalização da economia.

Palavras-chave : centro histórico; mercado imobiliário; globalização; dinâmica espacial; requalificação urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )