SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2How semantic deficits in schizotypy help understand language and thought disorders in schizophrenia: a systematic and integrative reviewPatterns of non-medical use of methylphenidate among 5th and 6th year students in a medical school in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089

Abstract

BORSA, Juliane Callegaro  and  BANDEIRA, Denise Ruschel. Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP): evidências de validade para o contexto brasileiro. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2014, vol.36, n.2, pp.89-100. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2013-0051.

Objetivo:

Avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), versão brasileira, instrumento de autorrelato composto por duas escalas independentes que avaliam os comportamentos agressivos e as reações das crianças frente à agressão dos seus pares.

Método:

Participaram do estudo 727 crianças com idade entre 8 e 13 anos, estudantes do ensino fundamental (52% meninos). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias foram realizadas com o objetivo de avaliar a estrutura fatorial do instrumento.

Resultados:

O Q-CARP foi consistente com a versão original. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram solução de um fator para a primeira escala (Escala de Comportamentos Agressivos) e de três fatores (Reação Agressiva, Busca de Apoio e Reação Internalizada) para a Escala de Reação à Agressão. As análises fatoriais confirmatórias revelaram bons índices para ambas as escalas.

Conclusão:

Os resultados das análises estatísticas sugeriram adequadas propriedades psicométricas e satisfatórios índices de validade e fidedignidade para a versão brasileira do Q-CARP, configurando-se como uma ferramenta útil para avaliar os comportamentos agressivos de crianças e, também, suas reações frente à agressão de seus pares.

Keywords : Avaliação; comportamentos agressivos; criança; validação; questionário.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )