SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3O etanol durante a adolescência reduziu os níveis de BDNF no hipocampo de ratos Wistar machos adultos, mas não alterou os comportamentos agressivos e a ansiedadeTranstorno de déficit de atenção com hiperatividade é fator de risco independente para menor resiliência em adolescentes: estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

SILVA, Rafael de Assis da et al. O insight no transtorno bipolar: uma comparação entre mania, depressão e eutimia usando a Escala de Insight para Transtornos Afetivos. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.152-156. ISSN 2238-0019.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0014.

Objetivo:

Avaliar se o insight global sobre transtorno bipolar e sobre seus sintomas é afetado pelo estado de humor do paciente, usando a Escala de Insight para Transtornos Afetivos, uma escala de heteroaplicação para pacientes com transtorno do humor.

Métodos:

Noventa e cinco pacientes com transtorno bipolar foram avaliados e divididos em diferentes grupos de acordo com o estado de humor presente durante a avaliação (i.e., eutimia, mania e depressão). Dados sociodemográficos e clínicos (Escala de Depressão de Hamilton, Escala de Avaliação de Mania de Young e Escala de Impressão Clínica Global) foram registrados. Oinsight foi avaliado usando a Escala de Insight para Transtornos Afetivos.

Resultados:

Pacientes bipolares em mania apresentaram menor insightsobre sua condição do que pacientes em depressão ou eutimia, e menorinsight sobre seus sintomas do que pacientes em depressão, exceto para consciência de mudança de peso.

Conclusões:

A perda de insight durante a mania pode ter importantes implicações para aceitação do e aderência ao tratamento e precisa ser levada em conta no manejo clínico de pacientes bipolares.

Palavras-chave : Insight; consciência de morbidade; transtorno bipolar; mania; anosognosia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )