SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Psychosocial impact of early onset dementia among caregiversBrazilian Portuguese version of the CORE-OM: cross-cultural adaptation of an instrument to assess the efficacy and effectiveness of psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

COSTA, Larissa da Cunha Feio; SILVA, Diego Augusto Santos; ALMEIDA, Sebastião de Sousa  and  VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Associação entre a inacurácia na estimação do tamanho corporal e a obesidade em escolares. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.220-226. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0009.

Objetivos:

Investigar a prevalência de inacurácia na estimação do tamanho corporal em escolares brasileiros de ambos os sexos com idade entre 7 e 10 anos e testar a associação com o sobrepeso/obesidade, excesso de gordura corporal e obesidade central.

Métodos:

A acurácia na estimação do tamanho corporal foi avaliada por meio da Escala de Silhuetas Brasileiras para crianças. As análises de associação foram realizadas por meio de regressão logística multinomial.

Resultados:

A prevalência geral de inacurácia na estimação do tamanho corporal foi de 76%, sendo que 34% das crianças subestimaram seu tamanho corporal e 42% o superestimaram. A obesidade medida por meio do índice de massa corporal foi associada a subestimação do tamanho corporal em ambos os sexos, enquanto que obesidade central se associou com superestimação do tamanho corporal apenas em meninas.

Conclusões:

Os resultados deste estudo demonstram uma elevada prevalência de inacurácia na estimação do tamanho corporal e sua associação com a obesidade. A acurácia na estimação do tamanho corporal é importante entre escolares obesos, pois pode ser o primeiro passo para a adoção de comportamentos mais saudáveis de vida.

Keywords : Imagem corporal; obesidade; criança; percepção; estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )