SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Quality of life in young onset dementia: an updated systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

CARVALHO, Tatiana Lins et al. Depressão e ansiedade em pessoas com esclerose lateral amiotrófica: uma revisão sistemática. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.1-5.  Epub Mar 18, 2016. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0030.

Introdução

Estudos avaliando sintomas depressivos e ansiosos em pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) têm apresentado resultados contraditórios. Esta revisão sistemática tem por objetivo identificar a prevalência desses transtornos do humor na literatura.

Métodos

A pesquisa foi feita nas bases de dados PubMed, HighWire, MEDLINE, SciELO, LILACS e ScienceDirect. A seleção dos estudos foi realizada em duas etapas de acordo com os critérios de elegibilidade. A primeira etapa envolveu pesquisa nas bases de dados e revisão de títulos e resumos. Na segunda etapa houve a leitura dos artigos completos e a exclusão dos que não preenchiam os critérios de inclusão. Os critérios de inclusão eram: publicação nos idiomas português, inglês ou espanhol, nos últimos 5 anos e envolvendo pessoas com ELA conforme o El Escorial.

Resultados

Um total de 1.135 títulos e resumos foram selecionados, mas 1.117 foram excluídos. Como resultado, 18 artigos foram incluídos na revisão. O Inventário de Depressão da Esclerose Lateral Amiotrófica com 12 itens (ADI-12) foi o único instrumento específico para avaliação da depressão na ELA utilizado, porém em apenas três estudos. Nenhum instrumento específico para ansiedade na ELA foi utilizado. Boa parte dos estudos apontaram presença e ligeiro aumento das desordens de ansiedade. Já para depressão houve grande diversidade de respostas, variando de depressão moderada à ausência de sintomas.

Conclusões

Pessoas com ELA podem apresentar sintomas depressivos e ansiosos em proporções diferentes, mas há a necessidade de estudos com instrumentos específicos e com amostras mais amplas para que se possa averiguar a prevalência das sintomatologias na ELA e os fatores associados a elas.

Keywords : Esclerose amiotrófica lateral; ansiedade; depressão; incidência; prevalência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )