SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Quality of life in young onset dementia: an updated systematic reviewMeasuring child maltreatment using multi-informant survey data: a higher-order confirmatory factor analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

AHMADI, Atefeh; MUSTAFFA, Mohamed Sharif; UDIN, Amirmudin  and  HAGHDOOST, AliAkbar. Sintomas de transtorno de ansiedade definidos conforme o DSM-IV em um grupo de crianças malaias na terceira infância segundo a Escala de Ansiedade Infantil de Spence. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.14-22.  Epub Mar 18, 2016. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0027.

Introdução

Transtornos de ansiedade são a doença de saúde mental mais comum em crianças na terceira infância. O objetivo deste estudo foi examinar sintomas de transtorno de ansiedade conforme definidos na 4ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) em uma grande amostra comunitária de crianças de baixo nível socioeconômico vivendo em zona rural na Malásia e investigar as propriedades psicométricas (consistência interna, construto, validade convergente e frequência de respostas muitas vezes e sempre) da versão malaia da Escala de Ansiedade Infantil de Spence - Versão para Crianças.

Método

Um total de 600 crianças com idade entre 9 e 11 anos e 424 pais responderam todas as questões das versões da escala para crianças e para pais.

Resultados

Os resultados indicaram que a confiabilidade interna das subescalas variou de moderada a suficiente. Correlações significativas entre os relatos das crianças e de seus pais reforçaram a validade convergente do instrumento. O nível de ansiedade observado na amostra de crianças malaias foi menor do o nível relatado para crianças na África do Sul e maior do que em crianças de países ocidentais. A frequência das respostas escolhidas pelos estudantes malaios demonstrou algumas similaridades e diferenças em relação a outras culturas. A análise fatorial confirmatória revelou evidência da presença de cinco fatores inter-relacionados para transtorno de ansiedade com base na escala avaliada.

Conclusão

Embora algumas propriedades psicométricas do instrumento avaliado tenham desviado dos resultados obtidos em outros países, a escala parece útil para avaliar sintomas de ansiedade na infância na Malásia.

Keywords : Escala de Ansiedade Infantil de Spence; ansiedade; crianças; versão malaia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )