SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Transcranial magnetic stimulation for posttraumatic stress disorder: an updated systematic review and meta-analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

HOFFMANN, Maurício Scopel; OLIVEIRA, Lucas Mendes; LOBATO, Maria Inês Rodrigues  and  BELMONTE-DE-ABREU, Paulo. Heat stroke durante tratamento de longo prazo com clozapina: devemos nos preocupar com o tempo quente?. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.56-59. ISSN 2238-0019.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0066.

Objetivo

Descrever o caso de um paciente com esquizofrenia em tratamento com clozapina acometido por um episódio de heat stroke.

Descrição do caso

Durante uma onda de calor em janeiro e fevereiro de 2014, um paciente com esquizofrenia em tratamento com clozapina foi inicialmente encaminhado para diagnóstico diferencial de infecção sistêmica e síndrome neuroléptica maligna, tendo obtido o diagnóstico final de heat stroke, tratado com controle de temperatura corporal e hidratação.

Comentários

Este relato de caso tem como objetivo alertar os clínicos para este diagnóstico diferencial, que pode surgir com mais frequência à medida que as temperaturas globais continuarem a aumentar, e também destacar a importância da realização de um diagnóstico mais acurado, que possa melhorar as decisões de tratamento e os desfechos clínicos para os pacientes.

Keywords : Antipsicóticos; onda de calor; síndrome neuroléptica maligna; termorregulação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )