SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Development of Brazilian prototypes for short-term psychotherapies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

SCHALLEMBERGER, Janaína Barden  and  COLET, Christiane de Fátima. Avaliação da dependência e da ansiedade em usuários de benzodiazepínicos em um município do interior do Rio Grande do Sul. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.63-70.  Epub June 27, 2016. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0041.

Introdução:

Os benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais prescritos para ansiedade, e entre as classes farmacológicas mais utilizadas no mundo, apresentando alto potencial de dependência. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de dependência e ansiedade entre os usuários desses medicamentos no sistema público de saúde.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo. Foram selecionados os usuários de benzodiazepínicos tratados no Sistema Único de Saúde. O nível de ansiedade foi avaliado pela Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton, e a dependência pelo Benzodiazepine Dependence Self-Report Questionnaire.

Resultados:

A utilização de benzodiazepínicos foi superior entre mulheres e em faixas etárias mais elevadas. O período de utilização do benzodiazepínico foi maior que 1 ano para todos os entrevistados. A avaliação da dependência constatou-se que mais da metade dos usuários eram dependentes do uso de benzodiazepínicos, e a maioria apresentou grau de ansiedade grave.

Conclusões:

O uso prolongado e inadequado de benzodiazepínicos ficou evidente neste estudo. É necessário conscientizar os usuários sobre os riscos desses medicamentos, bem como desenvolver estratégias para racionalizar seu uso, abordando prescritores e dispensadores.

Keywords : Benzodiazepínicos; ansiedade; dependência; atenção primária.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )