SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Assessment of dependence and anxiety among benzodiazepine users in a provincial municipality in Rio Grande do Sul, BrazilCan reactivity to stress and family environment explain memory and executive function performance in early and middle childhood? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

SERRALTA, Fernanda Barcellos  and  ABLON, John Stuart. Desenvolvimento de protótipos brasileiros para psicoterapias de curta duração. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.71-79.  Epub June 27, 2016. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0039.

Introdução:

O método dos protótipos derivados do Psychotherapy Process Q-Set (PQS) mensura em que medida processos de diferentes psicoterapias estão presentes em casos reais, permitindo pesquisadores examinarem como a adesão a esses modelos se relaciona com ou prediz a mudança. Resultados de estudos com psicoterapias breves sugerem que o protótipo psicodinâmico original é mais adequado para estudar psicanálise e psicoterapia psicodinâmica de longo prazo do que suas variantes de tempo limitado. Além disso, a cultura provavelmente influencia o modo como as psicoterapias são tipicamente conduzidas em determinado país. Portanto, parece apropriado o desenvolvimento de protótipos brasileiros para subsidiar estudos de processos psicodinâmicos e cognitivo-comportamentais de curto prazo neste país.

Objetivo:

Desenvolver protótipos para o estudo dos processos de psicoterapias de curta duração e examinar o grau de adesão de dois casos reais de psicoterapia a esses modelos.

Métodos:

Especialistas brasileiros usaram o PQS para avaliar uma sessão hipotética ideal de psicoterapia psicodinâmica breve (PPB) ou de terapia cognitivo-comportamental (TCC). A análise fatorial do tipo Q foi realizada para confirmar os dois fatores. Os escores fatoriais regressivos foram ordenados para descrever os protótipos. Os protótipos foram correlacionados com as avaliações de processos reais de terapia em dois casos completos, um de PPB e outro de TCC.

Resultados:

Houve alta concordância entre especialistas, e os dois modelos ideais foram confirmados. Como esperado, os escores do PQS para os casos reais de PPB e TCC apresentaram correção significativa com seus respectivos modelos ideais, mas o caso de PPB aderiu também ao protótipo TCC.

Conclusões:

No geral, os resultados revelam a adequação dos protótipos para terapias com tempo limitado, fornecendo suporte inicial de sua validade.

Keywords : Processos psicoterapêuticos; psicoterapia breve; psicoterapia psicodinâmica; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )