SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Development of the Brazilian version of the Child Hayling TestRobin Williams' suicide: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

SHIOZAWA, Pedro et al. Efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) sobre o córtex pré-frontal combinada a treinamento cognitivo para o tratamento da esquizofrenia: ensaio clínico randomizado simulação controlado. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.175-177. ISSN 2238-0019.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0043.

Introdução:

Descrevemos os resultados de protocolo de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) sobre o córtex pré-frontal dorsolateral combinado a treinamento cognitivo para o tratamento de esquizofrenia.

Métodos:

Avaliamos os sintomas psicóticos em nove pacientes utilizando a Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS). As avaliações foram realizadas antes, ao fim do protocolo de tratamento, e após 4 semanas de seguimento. O protocolo de ETCC consistiu em 10 sessões consecutivas em períodos de 5 dias. O cátodo foi posicionado à direita e o ânodo à esquerda sobre o córtex pré-frontal dorsolateral. Para estimulação simulada, o equipamento foi desligado após 60 segundos. O treinamento cognitivo consistiu na administração de tarefas N-back e aprendizado sequencial.

Resultados:

Utilizamos análise de covariância (ANCOVA) ajustada à variável dependente PANSS, considerando a interação com a gravidade antes da ETCC (p = 0.619). A análise de variância (ANOVA) não mostrou diferença significativa entre os grupos em relação à PANSS final.

Conclusão:

Os resultados falharam em demonstrar que o uso concomitante de ETCC e treinamento cognitivo é efetivo na melhora do desfecho clínico em pacientes com esquizofrenia. Os achados devem ser avaliados com cuidado, considerando a amostra pequena. Estudos maiores sobre estimulação elétrica/cognitiva devem ser produzidos a fim de melhorar estratégias terapêuticas na esquizofrenia.

Keywords : Esquizofrenia; cognição; estimulação transcraniana por corrente contínua.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )