SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Sobrecarga elevada e fragilidade: relação com baixo desempenho cognitivo em idosos cuidadores moradores de comunidades ruraisPerfil clínico e familiar do transtorno bipolar com e sem transtorno obsessivo-compulsivo: estudo indiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

SILVA, Rafael de Assis da et al. Correlatos clínicos da perda de insight no transtorno bipolar. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.264-269. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0007.

Introdução

O estado afetivo pode influenciar o insight , especialmente a mania. No entanto, até o momento os estudos mostram que a depressão parece não prejudicar significativamente o insight . De acordo com o conhecimento dos autores, este estudo é pioneiro em avaliar como as alterações de insight na depressão bipolar se correlacionam com variáveis clínicas.

Método

Um grupo de 165 pacientes bipolares, com 52 pacientes apresentando episódios depressivos de acordo com os critérios do DSM-5, foi acompanhado por um ano. Os pacientes foram submetidos a avaliação clínica, e o insight foi avaliado utilizandose a Insight Scale for Affective Disorders (ISAD). Diferenças no insight de acordo com o objeto foram investigadas utilizandose ANOVA de medidas repetidas, comparando os escores dos quatro fatores da ISAD ( insight sobre sintomas, sobre sua condição, autoestima e relações sociais). Análises de correlação exploraram quais sintomas clínicos estiveram associados a redução de insight .

Resultados

Pior insight total correlacionou-se com ideação/tentativa de suicídio e com sintomas subsindrômicos de mania (elevação do humor, energia aumentada e interesse sexual). Pior insight sobre autoestima associou-se não somente a ideação/tentativa de suicídio, mas também a redução de atividade e alentecimento psicomotor. Pior insight sobre sintomas também mostrou correlação com alentecimento psicomotor. Melhor insight sobre ter uma doença afetiva associou-se a sintomas hipocondríacos mais intensos. Finalmente, pior insight sobre a condição esteve associado a sintomas psicóticos.

Conclusão

O estudo mostrou que, além da psicose, outros sintomas parecem se correlacionar com prejuízo de insight na depressão bipolar, como ideação suicida, redução de atividade e alentecimento psicomotor.

Palavras-chave : Insight; depressão bipolar; transtorno bipolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )