SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1White Bear Suppression Inventory: tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa do BrasilTradução e adaptação transcultural da versão brasileira da Escala de Memória Emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

BERNY, Thierry et al. Construção de uma escala de avaliação do ritmo biológico para crianças. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.53-60. ISSN 2238-0019.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0081.

Introdução

O ritmo biológico está associado ao nível de alerta, desempenho cognitivo e humor dos indivíduos. Sua regularidade é essencial para preservar uma boa saúde e qualidade de vida.

Objetivo

Apresentar as etapas de construção da escala intitulada Biological Rhythm Interview of Assessment in Neuropsychiatry – Kids (BRIAN-K), criada para medir disrupturas do ritmo biológico em crianças e adolescentes brasileiros.

Métodos

Os itens foram desenvolvidos seguindo a versão adulta da escala. A análise das características psicométricas da escala se baseou nas respostas de 373 pais/cuidadores de crianças em idade escolar (7 e 8 anos).

Resultados

Um modelo teórico de 17 itens, com o objetivo de avaliar quatro domínios do ritmo biológico (sono, atividades, ritmo social e padrão alimentar) foi determinado usando análise fatorial exploratória (AFE) e pela identificação de um fator geral. As propriedades psicométricas da BRIAN-K mostraram-se satisfatórias.

Conclusão

Apenas dois itens precisaram ser reescritos. São necessários mais estudos para investigar a adequação do instrumento a diferentes faixas etárias e evidências adicionais de validade e confiabilidade.

Palavras-chave : BRIAN; ritmo biológico; ritmo circadiano; construção de escala; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )