SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Análise espacial e tendência temporal da mortalidade por suicídio em Sergipe, Brasil, 2000-2015Dados preliminares do primeiro programa de moradia monitorada no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

DUARTE, Juliana A. et al. O volume da substância branca está reduzido tanto nos estágios iniciais quanto nos estágios avançados do transtorno bipolar. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.277-284. ISSN 2238-0019.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0025.

Introdução:

O transtorno do humor bipolar (THB) é uma condição debilitante que afeta aproximadamente 1,3% das pessoas em todo o mundo, embora alguns estudos relatem uma prevalência acumulada de até 3,9% e de 4-6% em adultos quando os critérios diagnósticos mais abrangentes são aplicados.

Objetivo:

Comparar as diferenças nos volumes totais de substância branca (SB), corpo caloso (CC) e volume total de substância cinzenta (SC) em pacientes com THB tipo I em estágios iniciais e tardios em comparação com controles.

Métodos:

Cinquenta e cinco sujeitos foram incluídos neste protocolo de estudo. O desenho de caso com duplo controle incluiu 14 pacientes com THB em estágio inicial; 15 pacientes com THB em fase tardia; e seus respectivos controles correspondentes (14 e 12 sujeitos).

Resultados:

Os volumes do CC e total de SB foram significativamente menores nos pacientes com THB nos estágios iniciais e tardios vs. controles. Não houve diferença para o volume total de SC no grupo em estágio inicial, mas em pacientes em fase tardia o volume total de SC foi significativamente menor do que nos controles. A redução do volume total de SC em pacientes em fase tardia está de acordo com a teoria da neuroprogressão do THB. A redução dos volumes de SB em SB total e no CC em fases precoces e tardias suporta a possibilidade de que um processo de desmielinização precoce poderia ocorrer subjacente à manifestação clínica de THB.

Conclusão:

Nossos achados podem direcionar a investigação de anormalidades da SB em populações de alto risco para o desenvolvimento de THB, talvez como biomarcadores precoces antes da síndrome aberta.

Palavras-chave : Transtorno humor bipolar; ressonância magnética; transtornos afetivos; estadiamento; biomarcadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )