SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4White matter volume is decreased in bipolar disorder at early and late stagesPsychometric properties of the Posttraumatic Growth Inventory in a sample of Brazilian university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

DO CARMO, Dhione Almeida et al. Dados preliminares do primeiro programa de moradia monitorada no Brasil. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.285-291. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0084.

Introdução:

O Programa Moradia Monitorada (MM) foi iniciado em São Paulo com o objetivo de prover tratamento para transotrnos de uso de substâncias e problemas relacionados a moradia e emprego. O objetivo do presente estudo foi descrever o modelo com base nos primeiros 11 meses de operação (o programa foi lançado em junho de 2016 no Brasil).

Métodos:

Realizamos um estudo retrospectivo utilizando os registros de todos os indivíduos tratados no MM do Programa Recomeço desde a sua criação.

Resultados:

Sessenta e nove indivíduos foram incluídos. Trinta e cinco (51%) permaneceram no tratamento até o fim ou foram reinseridos socialmente com sucesso. Trinta e quatro sujeitos (49%) apresentaram recidiva durante a permanência. Destes, 16 (47%) se voluntariaram para tratamento em comunidades terapêuticas ou hospitais psiquiátricos, 8 (23,5%) escolheram permanecer apenas no tratamento ambulatorial, 6 (17.7%) retornaram para suas famílias e continuaram o tratamento em uma unidade ambulatorial próxima ao domicílio, e 4 (11.8%) descontinuaram o tratamento. Dos 35 pacientes que completaram o tratamento, 28 (80%) estavam empregados em serviço regular e 7 (20%) recebiam aposentadoria por questões clínicas e/ou psiquiátricas.

Conclusão:

O modelo MM pode ser um componente importante na via de cuidados integrados e é utilizado em vários países. Apesar de controverso, o uso de análise de urina para vigilância da recidiva e da recorrência parece ter um impacto positivo na adesão ao tratamento e na manutenção da abstinência. Nossos achados preliminares corroboram, com claras limitações, os resultados reportados previamente na literatura, de que os programas de MM são efetivos no tratamento da dependência química.

Keywords : Crack; cocaína; transtornos relacionados ao uso de substâncias; abuso de substâncias; centros de tratamento de abuso de substâncias; dependência química; moradia monitorada.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )