SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Informações de saúde mental on-line: o que aprendemos com as métricas de mídias sociais na Semana de Saúde Mental do BuzzFeedRevisão sistemática sobre o uso e descrição de medidas para avaliar intervenções psicoterapêuticas com crianças e adolescentes no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

FIGUEIREDO, Tiago et al. Adaptação transcultural da Mind Excessively Wandering Scale para avaliação de atividade mental. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.337-341.  Epub 17-Set-2018. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0117.

Introdução:

O conceito de devaneio se refere a períodos nos quais a atenção e o conteúdo do pensamento de distanciam da ideia original ou da atividade que estava sendo realizada. O fenômeno ocorre na população em geral, e a Escala Mind Excessively Wandering Scale (MEWS) avalia sua frequência, intensidade e desfechos negativos associados.

Objetivos:

Descrever a adaptação transcultural da MEWS.

Métodos:

A adaptação transcultural envolveu cinco etapas: tradução, retrotradução, apreciação da equivalência semântica e administração em amostra de conveniência composta de 20 adultos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 20 controles normais.

Resultados:

Os resultados demonstraram equivalência satisfatória entre as versões original e traduzida. Uma versão síntese para o português brasileiro é apresentada.

Conclusão:

A MEWS fornece informações importantes sobre atividade mental, algo particularmente importante em casos de TDAH. A versão em português brasileiro deverá ser bem acolhida, permitindo investigar respostas específicas ao tratamento e obter novas medidas de desfechos.

Palavras-chave : TDAH; devaneio; atenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )