SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Relationship between nutritional status and immediate complications in patients undergoing colorectal surgeryHistorical review of Lynch syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

WU, Xian-rui; LIU, Xiu-li; LAN, Nan  and  SHEN, Bo. Tratamento de prolapso da bolsa ileal com alça diatérmica endoscópica. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2013, vol.33, n.2, pp.92-94. ISSN 2237-9363.  https://doi.org/10.1590/S2237-93632013000200009.

O prolapso da bolsa ileal é uma complicação que pode surgir após a criação da proctocolectomia restauradora. As informações na literatura são escassas quanto ao tratamento. Um paciente com bolsa ileal em "J" e apresentando disquezia deu entrada em nosso centro médico. Sob sedação, realizamos uma endoscopia da bolsa ileal. Detectamos uma bolsa distal anterior com prolapso da mucosa, com 1,5 cm de diâmetro, bloqueando o canal anal. O prolapso da mucosa foi retirado com alça diatérmica sob visão retroflexa. Não houve sangramento ou perfuração. A duração de todo o processo foi de 25 minutos. O paciente tolerou bem o procedimento e recebeu alta após 30 minutos de observação pós-procedimento. O paciente relatou a resolução do sintoma de disquezia. O exame histopatológico do espécime extirpado mostrou a mucosa e submucosa do intestino delgado com alterações compatíveis com o prolapso da mucosa. A alça diatérmica endoscópica parece ser viável no tratamento de prolapso da mucosa da bolsa ileal.

Keywords : Endoscopia; Alça diatérmica; Anastomose íleo-anal com bolsa ileal; Prolapso da bolsa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )