SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Total mesorectal excision and sphincter preservation - the early steps of rectal cancer surgeryPreoperative embolization of a cavernous hemangioma of the rectum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363On-line version ISSN 2317-6423

Abstract

WU, Xian-rui; LIU, Xiu-li  and  SHEN, Bo. Polipectomia assistida por bisturi-agulha em pólipos inflamatórios fibróticos resistentes à cauterização por laço. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2014, vol.34, n.1, pp.48-51. ISSN 2317-6423.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2014.02.003.

EXPERIÊNCIA:

Pólipos inflamatórios são sequelas comuns em pacientes com doença intestinal inflamatória (DII). Geralmente esses pólipos podem ser removidos pela polipectomia por cauterização com laço. São limitados os dados que avaliam o tratamento de pólipos inflamatórios resistentes à cauterização por laço.

MÉTODOS:

Descrevemos dois casos com pólipos inflamatórios resistentes à cauterização por laço; um deles se tratava de paciente com doença de Crohn (DC) com o pólipo na anastomose íleo-colônica (AIC), e o outro era paciente de colite ulcerativa (CU) com pólipo na entrada da bolsa.

RESULTADOS:

Foi efetuada uma endoscopia com o paciente sedado, demonstrando um grande pólipo pedunculado (2,5 cm) na AIC do primeiro paciente e um grande pólipo pedunculado (5 cm) na abertura da bolsa no segundo paciente. Inicialmente, foi tentada polipectomia por cauterização com laço, que falhou nos dois pacientes. Foi então executada a polipectomia assistida por bisturi-agulha, que ajudou na polipectomia completa. Os dois procedimentos levaram 25 minutos cada. Os pacientes toleraram satisfatoriamente o procedimento e, depois da polipectomia, ficaram bem. Os diagnósticos patológicos finais para os dois pacientes foram pólipos inflamatórios com fibrose extensa.

CONCLUSÕES:

Ao que parece, a polipectomia endoscópica por bisturi-agulha é técnica efetiva para o tratamento de pólipos inflamatórios resistentes à cauterização por laço.

Keywords : Cauterização por laço; Doença intestinal inflamatória; Pólipos inflamatórios; Bisturi-agulha.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )