SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Evaluación de indicadores de calidad en la prescripción de medicamentos en una unidad de atención primaria con diferentes modelos de atenciónContacto piel a piel al nacer: un desafío para la promoción de la lactancia materna en la maternidad pública del noreste brasilero con el título Hospital Amigo del Niño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

CARVALHO, Renata Alves da Silva et al. Avaliação da adequação do cuidado pré-natal segundo a renda familiar em Aracaju, 2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.2, pp.271-280. ISSN 2237-9622.  https://doi.org/10.5123/s1679-49742016000200006.

OBJETIVO:

avaliar a adequação do cuidado pré-natal oferecido às gestantes usuárias de serviços de saúde em Aracaju, estado de Sergipe, Brasil, segundo a renda familiar.

MÉTODOS:

estudo transversal com 322 mulheres residentes no município de Aracaju que tiveram filhos nascidos em novembro e dezembro de 2011; os dados foram coletados mediante aplicação de questionários, incluindo número de consultas, procedimentos técnicos e laboratoriais preconizados pelo Ministério da Saúde; a adequação do pré-natal foi avaliada segundo os critérios do Ministério; utilizou-se o teste do qui-quadrado para comparar as proporções entre as variáveis categóricas.

RESULTADOS:

o cuidado pré-natal foi considerado inadequado para 89,1% das mulheres estudadas, sem diferença estatística para inadequação do pré-natal segundo a renda familiar (p=0,323).

CONCLUSÃO:

foi evidenciada baixa adequação do cuidado pré-natal, independentemente da renda familiar da gestante, quando utilizados os parâmetros do Ministério da Saúde.

Palabras clave : Cuidado Pré-natal; Qualidade da Assistência à Saúde; Renda; Desigualdades em Saúde; Estudos Transversais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )