SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3GILBERTO FREYRE: A CIDADE COMO PERSONAGEMWIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

CHARTIER, Roger. O DOM QUIXOTE DE ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, AS MARIONETES DO BAIRRO ALTO E AS PRISÕES DA INQUISIÇÃO. Sociol. Antropol. [online]. 2012, vol.2, n.3, pp.161-181. ISSN 2238-3875.  https://doi.org/10.1590/2238-38752012v237.

Este estudo da peça Vida do grande Dom Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança, de Antônio José da Silva liga três histórias: a história das adaptações teatrais da Segunda Parte de Dom Quixote, a história de uma prática teatral poucas vezes reconhecida, a do teatro de marionetes, situado entre o divertimento popular e a ópera, e a história de um dramaturgo, três vezes confrontado com a Inquisição e que viveu a dolorosa condição dos conversos às voltas com suas crenças íntimas e as permanentes suspeitas dos Inquisidores. O trágico destino de Antônio José da Silva oferece assim um caso limite para enfrentar a questão da relação entre as experiências de vida e as próprias obras.

Palavras-chave : Antonio José da Silva; Dom Quixote; Teatro de marionetes; Inquisição; Cristão-novo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )