SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2INTERNATIONAL DEVELOPMENT COOPERATION: DEBATING RELIGIOUS AND HUMANITARIAN APPROACHES IN NORWAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociologia & Antropologia

Print version ISSN 2236-7527On-line version ISSN 2238-3875

Abstract

MAIO, Marcos Chor  and  LOPES, Thiago da Costa. "FOR THE ESTABLISHMENT OF THE SOCIAL DISCIPLINES AS SCIENCES": DONALD PIERSON E AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO (1942-1949). Sociol. Antropol. [online]. 2015, vol.5, n.2, pp.343-380. ISSN 2238-3875.  https://doi.org/10.1590/2238-38752015v521.

Analisamos a recepção das concepções de sociologia propostas por Donald Pierson no Rio de Janeiro a partir dos casos de Luiz de Aguiar Costa Pinto e Alberto Guerreiro Ramos. Por meio de artigos, livros, conferências e aulas ministradas na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, Pierson se tornou um dos principais veiculadores, no Brasil, dos padrões de trabalho sociológico gestados na Universidade de Chicago. Recém-egressos do curso de Ciências Sociais da Faculdade Nacional de Filosofia, Costa Pinto e Guerreiro Ramos travaram contato com Pierson quando buscavam consolidar suas carreiras. Embora convergindo com os interesses de Pierson relativos à profissionalização do ofício de sociólogo e à consolidação da prática de pesquisa, ambos reinterpretaram sua "ciência sociológica", fundada no ideal do distanciamento do cientista em relação à esfera da ação prático-política, em um sentido mais ambicioso de intervenção social.

Keywords : Donald Pierson; História das Ciências Sociais no Rio de Janeiro; Luiz de Aguiar Costa Pinto; Escola Sociológica de Chicago; Alberto Guerreiro Ramos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )