SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2OS SENTIDOS DA TRADIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIROA CIDADE SOB ENFOQUE ANTROPOLÓGICO: AS OBRAS DE RUTH FINNEGAN SOBRE MILTON KEYNES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

BRASIL JR, Antonio. AS IDEIAS COMO FORÇAS SOCIAIS: SOBRE UMA AGENDA DE PESQUISA. Sociol. Antropol. [online]. 2015, vol.5, n.2, pp.553-574. ISSN 2238-3875.  http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v5210.

Neste trabalho, analisamos os textos de Elide Rugai Bastos dedicados à chamada escola sociológica paulista, isto é, à produção sociológica que se organizou e se desdobrou a partir de Florestan Fernandes. Buscamos destacar as contribuições da autora para as pesquisas acerca do pensamento social no Brasil. Para tanto, mostraremos como a autora: (i) entende o processo de sistematização das ciências sociais no Brasil, bem como o papel ocupado por Freyre e por Fernandes neste processo; (ii) reconstrói as categorias analíticas presentes na produção sociológica de Fernandes e de seu grupo; e (iii) conecta esta tradição intelectual ao problema do lugar e dos efeitos das ideias na conformação da sociedade.

Palavras-chave : Pensamento Social; Elide Rugai Bastos; Florestan Fernandes; Intelectuais; Ideias e sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )