SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Ruffato: a writer and a project of nationDiscussing Divorce between literature, journalism and ethics: a case beyond the literary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

On-line version ISSN 2316-4018

Abstract

JUSTINO, Luciano Barbosa. A hora da estrela: por uma leitura nordestina. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2017, n.51, pp.64-82. ISSN 2316-4018.  https://doi.org/10.1590/2316-4018514.

Meu objetivo neste artigo é pensar A hora da estrela, de Clarice Lispector, a partir de duas instâncias éticas: uma da escrita e da literatura e outra do encontro incontornável com a alteridade, ambas à luz do que estou chamando de uma crítica nordestina. Na primeira, pretendo discorrer sobre as relações da obra com o contexto brasileiro dos anos 1970 e como Clarice Lispector responde a uma “demanda de engajamento”, problematizando e reinscrevendo a literatura e sua autonomia em face de um contexto por demais pregnante; na outra, objetivo demonstrar como a primeira se constitui sobre uma delimitação precisa, identitária, da alteridade de Macabéa e de sua nordestinidade.

Keywords : literatura brasileira contemporânea; ética da escrita; alteridade; interculturalidade; Clarice Lispector.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )