SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Contemporary cynical philosophy and ethical devices of resistance in the poem Mula de Deus by Hilda HilstPost-utopian constelations: about Haroldo de Campos’ poetry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

On-line version ISSN 2316-4018

Abstract

SARMENTO, Alexsandra Loiola. “Um verdadeiro purgatório”: Leite derramado em diálogo com A divina comédia. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2017, n.51, pp.124-153. ISSN 2316-4018.  http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018517.

Este estudo mostra o diálogo do romance Leite derramado, de Chico Buarque, com “O purgatório ” d’A divina comédia, de Dante Alighieri. Na prosa do escritor brasileiro, a narrativa construída a partir de um narrador-personagem, Eulálio d’Assumpção, no limiar entre a vida e a morte, em um hospital público, funciona como a representação de um purgatório terreno. A descrição do cenário, os sofrimentos e as lamentações de Eulálio, bem como a antroponímia dos personagens da obra retomam o imaginário ficcional do maior poeta florentino. O uso da carnavalização literária no romance, porém, inverte a trajetória da comédia dantesca. Em estágio de purgação, o narrador-personagem segue do paraíso da infância ao inferno da decadência e, numa espécie de confissão involuntária, expõe pensamentos e atos politicamente incorretos que desabonam os representantes de uma elite decadente no Brasil. Nota-se que a retomada daquele clássico universal foi utilizada de maneira hábil como expressão crítica, estética e humana.

Keywords : Leite derramado; purgatório; Dante Alighieri; Chico Buarque.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )